O Papa Bento XVI enviou uma mensagem a Dom Geraldo Lyrio Rocha, Presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil e Arcebispo de Mariana, em ocasião do começo, hoje Quarta-feira de Cinzas, da Campanha de Fraternidade da Igreja no Brasil que este ano tem como lema: "A paz é fruto da Justiça".

Na mensagem, o Santo Padre lembra que no documento final da V Conferência Geral do Episcopal Latino-americana e do Caribe celebrada em Aparecida (Brasil) em 2007 se descreviam os "sinais evidentes da presença do reino de Deus na vivência pessoal e comunitária das Bem-aventuranças, na evangelização dos pobres, no acesso de todos aos bens da criação, no perdão mútuo, sincero e fraternal e na luta para não sucumbir à tentação de ser escravos do mal".

"A Quaresma –prosseguiu o Papa– nos convida a lutar sem desfalecimento para fazer o bem, precisamente porque sabemos quão difícil é para nós, seres humanos, nos decidir seriamente a praticar a justiça, absolutamente necessária para que a convivência se inspire na paz e no amor e não no ódio e a indiferença".

Tampouco "ignoramos que embora se alcance uma distribuição razoável dos bens e uma organização harmoniosa da sociedade, jamais desaparecerá a dor da enfermidade, da incompreensão, da solidão, da morte das pessoas amadas, da consciência de nossos limites", acrescentou.

"Nosso Senhor aborrece a injustiça e condenação a quem a comete. Mas respeita a liberdade de cada indivíduo e por isso permite sua existência, já que forma parte da condição humana depois do pecado original".

Apesar isso, concluiu, "seu coração, cheio de amor pelos seres humanos lhe levou a carregar, ao mesmo tempo que com a Cruz, com todos esses torturas: nosso sofrimento, nossa tristeza, nossa fome e sede de justiça. Peçamos a Deus que saibamos dar testemunho dos sentimentos de paz e reconciliação que o inspiraram no Sermão da Montanha para chegar à eterna bem-aventurança".