Em um comunicado conjunto emitido depois da primeiro sessão de grupo em Hanoi realizada em 16 e 17 de fevereiro, para tratar o assunto do restabelecimento das relações diplomáticas, a Santa Sé e Vietnã comentaram o avanço das negociações neste sentido e anunciaram uma próxima reunião cuja data ainda está por definir.

A delegação da Santa Sé esteve encabeçada pelo Dom Pietro Parolin, Subsecretário para as Relações com os Estados, enquanto que a do Vietnã esteve liderada pelo Viceministro de Assuntos Exteriores do Vietnã, Nguyen Quoc Cuong, quem no encontro "sublinhou as linhas constantes da política vietnamita sobre a liberdade de credo, assim como os resultados alcançados e o estado atual das questões religiosas nos anos recentes".

"O viceministro manifestou o desejo de que a Santa Sé contribua ativamente à vida da comunidade católica do Vietnã, que se reforce a solidariedade entre as religiões e toda a população vietnamita, e que haja uma forte coesão da Igreja católica no Vietnã com a Nação, mediante contribuições práticas para a edificação do país", acrescenta o comunicado conjunto.

Por sua parte, Dom Pietro Parolin "tomou nota das explicações da delegação vietnamita a respeito da política sobre a liberdade de religião e de credo, reconhecendo que no Vietnã houve progressos neste sentido e auspiciando que as questões ainda pendentes nas relações bilaterais entre esse país e a Santa Sé resolvam graças à boa vontade e a um diálogo sincero".

"Também sublinhou a linha da Santa Sé de respeito da independência e da soberania do Vietnã, com motivo da qual as atividades religiosas da Igreja Católica não se levarão a cabo por motivos políticos. Além disso evidenciou que a Igreja com seus ensinos convida aos fiéis a ser bons cidadãos e a trabalhar pelo bem comum do país", precisa o texto.

Finamente, "ambas as partes reconheceram os progressos alentadores das relações entre o Vietnã e a Santa Sé desde 1990 e estão de acordo em que terá que redobrar os esforços para melhorar. decidiram também celebrar um segundo encontro do grupo de trabalho conjunto em lugar e data que devem definir-se".