Ao receber esta manhã aos participantes da Reunião Plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o Papa Bento XVI pediu que nos seminários, "tempo decisivo de discernimento e preparação" cuide-se a formação humana, espiritual, intelectual e pastoral de quem aspira ao sacerdócio, assim como a adequada eleição de seus formadores e professores.

Ao dirigir-se aos presentes que trataram na reunião o tema "A situação atual da formação sacerdotal nos seminários", o Santo Padre lembrou que "para todos nós, o seminário foi um tempo decisivo de discernimento e preparação. Ali, em diálogo profundo com Cristo, foi fortalecendo nosso desejo de nos enraizar profundamente nele".

"Naqueles anos, aprendemos a nos sentir na Igreja como em nossa própria casa, acompanhados de Maria, a Mãe de Jesus e amantíssima nossa Mãe, obediente sempre à vontade de Deus. Por isso me agrada que esta Assembléia Plenária tenha dedicado sua atenção à situação atual dos Seminários na América Latina", continuou

Ao precisar logo que para "obter presbíteros segundo o coração de Cristo", Bento XVI indicou que "tem-se que pôr a confiança na ação do Espírito Santo, mais que em estratégias e cálculos humanos, e pedir com grande fé ao Senhor, 'Dono da colheita', que envie numerosas e santas vocações ao sacerdócio, unindo sempre a esta súplica o afeto e a proximidade a quem está no seminário com vistas às sagradas ordens".

Por outro lado, prosseguiu, "a necessidade de sacerdotes para confrontar os desafios do mundo de hoje, não deve induzir ao abandono de um esmerado discernimento dos candidatos, nem a descuidar as exigências necessárias, inclusive rigorosas, para que seu processo formativo ajude a fazer deles sacerdotes exemplares".

Seguidamente o Papa explicou que "hoje mais que nunca, é preciso que os seminaristas, com reta intenção e à margem de qualquer outro interesse, aspirem ao sacerdócio movidos unicamente pela vontade de ser autênticos discípulos e missionários deJesus Cristo que, em comunhão com seus Bispos, o tornem presente com o seu ministério e seu testemunho de vida".

Para isso, precisou, "é de grande importância que se cuide atentamente sua formação humana, espiritual, intelectual e pastoral, assim como a adequada eleição de seus formadores e professores, que têm que distinguir-se por sua capacitação acadêmica, seu espírito sacerdotal e sua fidelidade à Igreja, de modo que saibam inculcar nos jovens o que o Povo de Deus necessita e espera de seus pastores.

Finalmente o Papa encomendou "ao amparo maternal da Santíssima Virgem Maria as iniciativas desta Assembléia Plenária, lhe suplicando que acompanhe a quem se prepara para o ministério sacerdotal em seu caminhar trás das pegadas de seu divino Filho, Jesus Cristo, nosso Redentor. Com estes sentimentos, reparto-lhes com afeto a Bênção Apostólica".