Ao iniciar seu discurso ante os membros da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o Papa Bento XVI lembrou o esmerado e vital serviço de Dom Cipriano Calderón Polo, Presidente Emérito deste dicastério que falecesse recentemente e explicou a importância deste dicastério o serviço ao "Continente da Esperança".

O Papa lembrou primeiro como a CAL surgiu em 1958 "quando o Papa Pio XII viu a necessidade de criar um organismo da Santa Sé para intensificar e coordenar mais estreitamente a obra desenvolvida em favor da Igreja na América Latina, ante a escassez de seus sacerdotes e missionários".

"Meu venerado predecessor João Paulo II corroborou e potencializou esta iniciativa, com o fim de ressaltar a especial solicitude pastoral do Sucessor de Pedro pelas Igrejas que peregrinam naquelas queridas terras".

"Nesta nova etapa da Comissão, não posso deixar de mencionar com viva gratidão o trabalho realizado por sua Vice-presidente durante longos anos, o Bispo Cipriano Calderón Pólo, recentemente falecido, e ao que o Senhor terá premiado seu abnegado e fiel serviço à Igreja", acrescentou.

Depois de lembrar sua visita ao Brasil com motivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e o Caribe realizada no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida em maio de 2007, o Santo Padre lembrou o balanço que fizesse em dezembro desse ano ante a cúria vaticano e disse que "Aparecida decidiu o correto, precisamente porque mediante o novo encontro com o Jesus Cristo e seu Evangelho, e só assim, suscitam-se as forças que nos capacitam para dar a resposta adequada aos desafios de nosso tempo".

Por isso, acrescentou, segue sendo fundamental esse encontro pessoal com o Senhor, alimentado pela escuta de sua Palavra e a participação na Eucaristia, assim como a necessidade de transmitir com grande entusiasmo nossa própria experiência de Cristo".