Os 120 bispos de rito latino da Conferência Episcopal da Índia, ao finalizar sua assembléia plenária realizada de 12 a 18 de fevereiro, rechaçaram categoricamente um projeto acolhido pela Corte Suprema de Delhi para introduzir a possibilidade da aplicação da eutanásia aos doentes terminais.

Depois de expressar seu compromisso pela renovada evangelização no país, os prelados precisaram que a Igreja "opõe-se firme e consistentemente" à supressão da vida humana em qualquer de suas fases. O porta-voz dos bispos, Pe. Joseph Babu, explicou que "o governo deve assegurar à população o direito a uma vida serena e não permitir nenhuma forma de morte".

De acordo ao precisado por L'Osservatore Romano, no encontro os bispos confrontaram o tema da evangelização através da leitura e o estudo da Bíblia por parte dos fiéis guiados pelo ensiamento dos sacerdotes. Deste modo condenaram a ação daqueles grupos que pretendem impor uma interpretação literal da Bíblia, em meio dos povos da Índia aonde é necessária uma obra pastoral de mediação entre as distintas tradições e populações que com freqüência têm referentes muito longínquos aos conteúdos nas Sagradas Escrituras.

Na assembléia, os prelados reelegeram ao Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Mumbai, como Presidente da Conferência Episcopal; enquanto que Dom Vincent Michael Concessao, Arcebispo de Delhi, também foi reeleito Vice-presidente. Como Secretário Geral foi confirmado Dom Prakash Mallavarapu, Bispo dr Vijayawada.