O Bispo de Tehuacán, Dom Rodrigo Aguilar Martínez, em sua mensagem por Quaresma assinalou que “o jejum, a esmola e a oração não são três opções para escolher uma delas” no tempo de Quaresma, mas sim “três formas de vivência quaresmal em que alguém leva às outras dois, complementando-se mutuamente”.

Expressando a relação que há entre as três, o Prelado assinalou que “o jejum tem um imediato aspecto físico e externo: nos abster de uma determinada quantidade ou tipo de alimento”; mas, demarcou, que “o físico e externo do jejum é sinal de um gesto interior: nos abster das ações que ofendem a outros”.

“Não há proveito em sustraer mantimentos ao corpo se o coração não se separar da injustiça e se a língua não se abstiver da calúnia”, precisou Dom Aguilar lembrando a São Gregorio Magno.

Do mesmo modo, o Prelado precisou que a esmola não consiste em “dar do que nos sobra e para tranqüilizar a consciência, mas sim dar até que nos aduela: pelo que somos e temos, nossos bens, nossas capacidades, nosso tempo, nos dar a nós mesmos. A crise econômica que estamos experimentando se converte em uma ocasião importante para a solidariedade na esmola”.