Um chamado pela paz e a solidariedade com a população de Sri Lanka que sofre por causa da guerra entre as forças do governo e os rebeldes tamiles, foi çada pela Associação de sacerdotes diocesanos na Índia, país limítrofe, quem recentemente se reuniu em Bhopal, capital do estado da Madhya Pradesh, no foro nacional que os agrupa.

De acordo à nota publicada por L'Osservatore Romano (LOR), os sacerdotes solicitaram que a Índia promova uma intervenção para salvar a vida dos civis no país contigüo. Em um documento publicado ao final do encontro, os presbíteros manifestaram "sentir-se angustiados pelo temor que está presente na população inocente".

Os sacerdotes também recordaram a necessidade de que a Índia garanta a assistência humanitária, especialmente nas zonas de combate. LOR precisa que "o conflito em Sri Lanka está em seu momento crucial: as forças do governo estão cercando aos rebeldes, procurando conquistar o último pedaço de terra no que estão assentados os guerrilheiros".

"O drama dos refugiados vem acompanhado pelos centenares de pessoas feridas que esperam ser curadas. O Padre Christopher Jayakumar, quem coordena as atividades humanitárias na diocese da Jaffna, denunciou a dramática carência de pessoal sanitário e de estruturas adequadas para intervenções cirúrgicas. O mesmo sacerdote afirmou que em distintas cidades jazem sem sepultar os corpos de numerosas pessoas assassinadas", conclui LOR.