O diário Clarin deu a conhecer o assalto que sofresse recentemente mais de um mês aproximadamente o Presidente de Caritas Argentina, Dom Fernando Bargalló, a quem o encerraram no banheiro de sua casa, tiraram-lhe dinheiro e vários objetos religiosos. O caso se conheceu recém porque a polícia deteve a dois suspeitos.

"O fiscal me chamou para me avisar e reconhecer algumas costure. Identifiquei três jogos de chaves, entre elas as de meu automóvel e uma cruzinha muito pequena que me tinham dado", explicou o também Bispo de Merlo-Moreno ao mencionado jornal argentino.

"Não foi por acaso, não era que passavam por aqui e entraram. Abriram um oco no alambrado, entraram e me esperaram. Acredito que viram que a coisa não era tão difícil", contou.

Surpreenderam-no quando chegava a sua casa em seu automóvel. Estavam dentro de seu jardim dianteiro e o interceptaram após abrir o portão.

Ataram-me as mãos com precintos plásticos e me tamparam a cabeça com um suéter. Pediam dinheiro constantemente. Fique aí, fique aí, gritavam-me; respondi-lhes: 'Irmão, onde vou'", relatou.

Esse mesmo dia, pela manhã, o sacerdote tinha retirado do banco dois mil pesos (aproximadamente 570 dólares) para pagar contas. "Não acredito que tivessem o dado, foi sorte. O que mais lamento são as coisas com valor afetivo que se levaram. Disseram-me que o automóvel ia aparecer no outro dia mas até agora não o encontrou ninguém", acrescentou.

Além de fugirem em seu automóvel, com o dinheiro e eletrodomésticos os assaltantes se levaram cinco cruzes do Prelado: "a de bispo, uma que me deu de presente Dom Justo Lacuna, outra que me deu o Papa, a pequena que recuperaram com as detenções e uma muito especial que me deu de presente minha mãe".

Esta última, relatou o Bispo, a deu sua mãe "ao pouco tempo de ser Bispo. Mandou-a a fazer especialmente e não tem nenhum valor monetário: é de madeira escura, rústica, com um cristo prateado", contou e espera que a possam devolver.

Os ladrões revolveram toda a casa e escaparam deixando-o encerrado no banheiro. A Dom Bargalló lhe tomou quase 45 minutos sair dali por seus próprios meios.