O Arcebispo do Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, rechaçou firmemente este fim de semana o aborto e a eutanásia; além de condenar a chamada "pílula do dia seguinte" que sim tem um terceiro efeito abortivo que pode acabar com a vida do concebido
Em seu programa dos sábados Diálogos de Fé, o Cardeal se referiu à chamada pílula do dia seguinte que já se está distribuindo nas farmácias do Ministério de Saúde, e expressou sua preocupação por este fato e precisou, recordando o efeito abortivo deste fármaco, que "o Ministério de Saúde não deve promover abortos porque a Constituição o impede".
"Há umas ONG´s gastando muito dinheiro faz muito tempo e ao final vamos encontrar que é por investimento econômico dos laboratórios, que ganham milhões de dólares. Não é carinho à mulher, nem o cuidado da saúde, nem a liberdade que têm, não! é o dinheiro e a ideologia que combate a vida, lutemos pela vida com muita paz e verdade”, enfatizou.
Do mesmo modo, na Missa que presidiu ontem domingo pela Jornada Mundial do Doente aonde administrou a Unção dos Doentes a 50 pessoas, o Cardeal denunciou que “somos tão covardes que queremos que tirem aos doentes de nossa vista através da eutanásia. Se deve ser maus para chegar a estes extremos por onde vão a humanidade e sua ciência”.
Ao falar logo depois da experiência da dor que vivem as pessoas por causa da enfermidade, o Arcebispo de Lima disse também que é necessário "abrir a porta a um mundo que não quer olhar a cruz. É muito forte essa luz que acorda a nossa consciência para saber dizer com valentia: Bendita, amada e santificada seja a dor! E assim verá que a vida é outra coisa, bonita, alegre, serena e iluminada da cruz”.