O Núncio Apostólico no Israel, Dom Antonio Franco assinalou que a próxima viagem do Papa Bento XVI a Terra Santa em maio deste ano converte ao Pontífice em um "portador de paz e reconciliação".

Em entrevista concedida à agência italiana SIR, o Prelado assinalou que "ainda não sabemos se é que o Papa poderá chegar ou aproximar-se de Gaza. Não era e não está no programa, porque há muitas considerações a respeito, além disso do tempo que se devem ter presente. Mas certamente se haverá, esperamos, uma presença da pequena comunidade católica de Gaza em uma das Missas".

O Núncio indicou além que esta viagem "será uma visita pastoral às comunidades católicas na Jordânia e Terra Santa, além de Israel e os territórios palestinos com a abertura que está no coração de toda a missão da Igreja, para as três celebrações: uma em Jerusalém, uma em Belém e uma na Galiléia".

Durante a visita, explicou Dom Franco, "o Papa se encontrará também com os líderes de outras denominações cristãs, e de outras religiões: do Islã e do Judaísmo". A dimensão pastoral, precisou, não excluirá "encontros com os responsáveis pela vida do Estado na Jordânia, em Israel e as autoridades palestinas".