Uma ensolarada manhã de inverno recebeu aos milhares de fiéis e peregrinos que desde todas partes do mundo chegaram até a Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem em suas palavras ressaltou a importância do dom do Sacramento da Penitência para restituir a comunhão com Deus e com o próximo lembrando que o pecado pode causar "a morte da alma".

“No Sacramento da Penitência, Cristo nos purifica com sua misericórdia infinita, restitui-nos à comunhão com o Pai celeste e com os irmãos, doa-nos seu amor, sua alegria e sua paz”, disse o Papa ao comentar o Evangelho do dia de hoje.

Do mesmo modo, o Pontífice enfatizou que “os pecados que cometemos nos afastam de Deus, e se não serem confessados humildemente, confiando na misericórdia divina, podem chegar a provocar a morte da alma”.

Explicando a cura do leproso, Bento XVI fez notar que “a lepra não era somente uma enfermidade, mas também a mais grave forma de ‘impureza’. Por isso era uma sorte de morte religiosa e civil, e seu cura uma sorte de ressurreição”. “Na lepra –continuou– é possível encontrar um símbolo do pecado, que é a verdadeira impureza do coração, capaz de nos afastar de Deus. Em efeito, não é a enfermidade física, como afirmavam os velhos usos, a que nos separa d'Ele, mas sim a culpa, o mal espiritual e moral”.

O Santo Padre também ressaltou o valor simbólico do milagre: “Jesus como profetizou Isaias, é o Servo do Senhor que ‘carregou nossos sofrimentos, levou nossas dores’. Em sua paixão, será como um leproso, feito impuro por causa de nossos pecados, separado de Deus: fará tudo isto por amor, por nos obter a reconciliação, o perdão e a salvação”.

“Invoquemos à Virgem Maria, que Deus preservou de toda mancha de pecado, para que nos ajude a evitar o pecado e faça em nós freqüente o recurso à Sacramento da Confissão, o Sacramento do Perdão, que hoje deve ser redescoberto em seu autêntico valor e em sua importância para nossa vida cristã”, concluiu o Pontífice. Seguidamente rezou o Ângelus em latim, saudou os diferentes grupos presentes, e repartiu sua Bênção Apostólica.