O Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, indicou neste domingo que o Papa João Paulo II deseja vir ao México para o Congresso Eucarístico de Guadalajara; mas indicou que é necessário confirmar que seu estado de saúde lhe permita.

Respondendo às perguntas dos jornalistas após a celebração da Eucaristia na Catedral da cidade capital, o Purpurado indicou que  “como o Srs. viram nos meios de comunicação”, o Papa “está frágil”, mas “continua trabalhando todos os dias em favor de nossa Igreja. O Papa está ativo e está muito lúcido guiando a Igreja. Esperamos que o Senhor o conserve por muitos anos”.

O Cardeal indicou que “acabo de vê-lo e o que acabo de constatar em Roma: que seria uma imprudência dizer que o Papa com certeza vem para o próximo Congresso Eucarístico. Mas maior imprudência seria dizer que não vem”.

“O Papa –explicou o Cardeal- tem verdadeiros desejos de vir ao  México para o Congresso, encontrar-se novamente com o povo mexicano. Mas isso vai depender do estado de saúde em que se encontrará nos próximos meses”.

“Probabilidades de que venha há, e desejo também há. Mas o Papa, neste momento, nem disse que sim, nem disse que não, porque ele evidentemente está esperando para ver como estará sua saúde nesse momento”.  “Estamos apenas esperando que sua saúde  lhe permita viajar ao México”, concluiu o Cardeal.