O Serviço Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), assinalou que somente o compromisso de todos os setores da sociedade poderá erradicar o crime organizado do país, pois “não basta a ação militar, não basta a ação do Estado”.

Em um editorial, o SIAME advertiu que os contínuos assaltos, assassinatos e ajuste de contas converteram o problema da insegurança em um assunto nacional que necessita a participação de toda a sociedade.

“México está mostrando ante o mundo uma grave decomposição social provocada pela debilidade de suas instituições, pela corrupção em todos os níveis, pela mesquinharia da classe política e pela falta de valores e compromissos entre sua população”, criticou o meio.

Nesse sentido, assinalou que falta “uma estratégia de maior dinamismo e inteligência que vá muito além do que podem realizar as forças armadas e as policiais do país”.

Lembrou que ante a Comissão Episcopal de Pastoral Social, um dos especialistas no combate às máfias, o sacerdote italiano Luigi Ciotti indicou que “nenhum governo pôde erradicar a violência do crime organizado com as forças militares e policiais, é preciso que todos os setores da sociedade se envolvam na solução deste câncer”.

Depois de chamar um maior compromisso dos empresários, sindicatos, meios de comunicação e Igrejas, o SIAME afirmou que “a Igreja católica tem uma enorme responsabilidade social para seguir trabalhando nas comunidades e as famílias pelos autênticos valores éticos e morais para recompor nossa rede social”, restaurando a “ecologia humana” que foi “devastada pela ausência de valores e ideais”.

Por isso, criticou a atitude dos políticos de discutir “com cinismo em qual momento devem passar seus anúncios os canais de televisão”, enquanto o crime organizado continua em aumento.