O Arcebispo e o Bispo Auxiliar de Antequera, Oaxaca (México) Dom José Luis Chávez Botello e Dom Oscar Campos Contreras, respectivamente, emitiram um comunicado de imprensa no que afirmam que a defesa da vida é a condição para estabelecer a justiça na sociedade.

Depois de assinalar “a atual deterioração social” e as “novas formas de agressão contra as pessoas” que vive a sociedade mexicana, os bispos afirmaram que “terá que defender e promover o direito à vida como o valor fundamental e a condição para outros direitos”, que é condição básica para a verdadeira justiça.

Por tal razão, os prelados apontaram a “necessidade de tomar a sério a concepção integral da justiça e suas variadas tarefas”.

“A justiça não se reduz a castigar, a encarcerar e a impor multas; tampouco é lhe dar a cada um o que merece mas sim o que lhe corresponde como pessoa”, precisaram.

Nesse sentido, afirmaram que “não basta nos preocupar com defender o início e o final da vida humana a não ser nos comprometer de maneira efetiva em promover a vida digna em todo seu processo e desenvolvimento”.

“A justiça é central para as relações entre as pessoas, não um pouco meramente jurídico mas sim penetra toda a vida em qualquer lugar que se encontre a pessoa”, acrescentaram.