O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Fabián Marulanda, assinalou que "somente uma família constituída por homem e mulher pode reclamar para si o direito de adotar filhos", ao comentar uma recente sentencia da Corte Constitucional que reconhece direitos sociais e econômicos aos casais homossexuais.

Em uma recente entrevista concedida ao jornal colombiano El Nuevo Siglo (O Novo Século), o também Bispo Emérito de Florência precisou, antes que nada, que "a Igreja é contrária a toda discriminação que se dê entre as pessoas de uma sociedade. Nessa linha sempre manifestamos uma inconformidade no que se refere a discriminar as pessoas quanto ao gozo dos direitos consagrados na Constituição".

"Em segundo lugar, a Corte estendeu uma série de direitos aos casais homossexuais. Penso que desde que esses direitos sejam consagrados para todo cidadão, não vejo nenhum problema. Onde já se começa a duvidar é quando pelo fato da condição sexual se outorgam direitos que não se outorgam aos demais casais", alertou.

Seguidamente o Secretário Geral da CEC explicou que esta sentença da Corte Constitucional "deixou muito claro que não se estabelece com isto um direito a estabelecer família e muito menos, o direito a adotar crianças por parte desses casais. Esse foi um ponto que a Igreja sempre manteve".

Ao precisar as razões desta afirmação, o Bispo assinalou que basicamente estas três: "em primeiro lugar, o matrimônio foi estabelecido para a relação homem- mulher; em segundo lugar, o casal homem-mulher foi sempre o fundamento da família; em terceiro lugar, só uma família constituída pelo homem e mulher pode reclamar para si o direito de adotar filhos".

Perante as tentativas de ir contra a família, Dom Marulanda assinalou que "a Igreja sempre está aí como uma espécie de consciência crítica para examinar a consciência dos fiéis e oxalá também dos legisladores para que obrem de acordo com esses sãs princípios que regeram sempre a instituição familiar na Colômbia", concluiu.