O vaticanista italiano Andrea Tornielli assinalou no jornal IL Giornale que o Papa Bento XVI viajaria de 8 a 15 de maio à Terra Santa, aonde visitaria uma mesquita e o museu dedicado à Shoah.

Embora a viagem do Papa ainda não foi anunciado oficialmente –anúncio que se espera para os primeiros dias de março– e que este depende ainda da situação em que se encontre a Faixa de Gaza durante os dias programados, Tornielli precisa que Bento XVI visitaria em Jerusalém o museu de Yad Vashem, dedicado à Shoah; e uma mesquita na Jordânia; país ao que o Papa chegaria em 8 de maio.

Para 9 de maio se programou uma visita à Basílica dedicada a Moisés no Monte Nebo. Horas depois o Santo Padre se dirigirá a uma mesquita, a segunda que visitaria logo depois de sua passagem pela mesquita Azul em Istambul, Turquia em novembro de 2006.

No domingo 10 de maio o Papa celebraria, no estádio de Amman, uma Missa para a comunidade católica; seguida de uma visita ao lugar do batismo de Jesus no rio Jordão. Em 11 de maio Bento XVI se dirigirá a Tel Aviv. Depois de encontrar-se com o Presidente de Israel, o Santo Padre visitará o museu de Yad Vashem, recentemente renovado.

Tornielli precisa que "a Santa Sé espera ainda que para essa data, a contestada lenda que apresenta a Pio XII como insensível ao drama dos judeus perseguidos (quando nunca foi assim porém justamente o contrário) possa ser revisada e formulada de modo distinto, como já o solicitaram importantes autoridades do mundo judeu, entre as quais está o historiador inglês sir Martin Gilbert".

Na terça-feira 12 de maio o Papa se encontrará com o grande mufti de Jerusalém, logo depois se dirigirá ao Muro dos Lamentos, seguidamente ao Cenáculo e se encontrará com os dois grandes rabinos de Israel.

Uma grande Missa a campo aberto se espera na Horta das Oliveiras. 13 de maio estará dedicado às autoridades palestinas. Chegará a este território em helicóptero para encontrar-se com  Abu Mazen, logo celebrará uma Missa na praça "da Mangiatoia, como fez Joõa Paulo II. Na tarde visitará um campo de prófugos palestinos. O penúltimo dia da viagem, quinta-feira 14 de maio, estará dedicado a Galiléia".

"O Papa chegará a Nazaré e celebrará a Missa no Monte do Precipício. Na manhã de 15 de maio, horas antes de voltar para Roma, o Bento XVI visitará a Basílica do Santo Sepulcro", conclui Tornielli.