Em uma entrevista concedida ao jornal italiano Corriere della Sera, o neurologista da família Englaro e autor do protocolo com o que se está deixando de hidratar e alimentar a Eluana; Carlo Alberto Defanti, confirmou que "Eluana é uma mulher sã. Nunca teve enfermidades e não necessitou nem sequer um antibiótico".

A respeito deste caso que tem na expectativa a toda a Itália e à comunidade internacional, similar ao da lembrada americana Terri Schiavo quem falecesse após 13 dias de agonia, a Associação Scienza & Vita (Ciência e Vida) expressou que estas foram "palavras honestas que confirmam exatamente o que faz tempo sustentávamos, quer dizer que Eluana necessita, pouco, pouquíssimo para seguir vivendo".

"Por isso –precisa a associação– aparece muito mais incompreensível tirar-lhe o cuidado das irmãs de Lecco que recentemente garantiam seu cuidado como um simples e genuíno gesto de amor".
Do mesmo modo, o neurólgo Defanti assinalou que em Eluana Englaro "o estado físico é ótimo. Provavelmente, e sublinhou o advérbio, estará em capacidade de resistir inclusive além da média. Do momento da suspensão (da hidratação e alimentação iniciada na sexta-feira 6 de fevereiro) poderiam passar mais de 12-14 dias".

Além disso, explica o médico, Eluana "não tem órgãos vitais internos feridos ou lesados. Os exames que lhe fizemos na clínica de Lecco, pouco antes de sua partida (à clínica La Quiete em Udine onde se encontra atualmente) eram perfeitos".

Defanti comenta além disso um episódio da saúde de Eluana em outubro, quando sofreu uma hemorragia interna. "Recuperou-se sozinha, sem ajuda externa. Tinha perdido muitíssimo sangue. se recuperou sozinha, sem transfusões, sinal de uma boa condição física".

Por estas razões, finaliza a declaração de Scienza & Vita "se então Eluana for uma pessoa viva e sã, é mais necessário apoiar qualquer tentativa para interromper a conta regressiva em Udine, quer dizer, nem bem se aprove no Parlamento o projeto de lei que consentiria voltar a fornecer-lhe (a Eluana Englaro) a alimentação e hidratação" que necessita.