O Conselho Nacional de Leigos da Venezuela (CNL) emitiu um comunicado no que rechaçam a violência antirreligiosa no país, concretamente os ataques à Nunciatura Apostólica e a Sinagoga principal de Caracas; ao tempo que convocam a uma jornada de oração pela paz para esta quarta-feira 11 de fevereiro.

"Como católicos venezuelanos, rechaçamos o desprezo à vida humana, 'parecesse que a vida não vale nada' , o assassinato, o seqüestro e o sicariato. Rechaçamos os discursos violentos, de qualquer parte que provenham, cheios de palavras de ódio que conduzem à divisão entre os venezuelanos", assinalam.

Seguidamente expressam sua enérgica rejeição aos "reiterados ataques contra a Nunciatura Apostólica, que não só são uma agressão contra uma Embaixada, mas também, acima de tudo, uma ofensa direta ao Santo Padre e toda a catolicidade. De igual maneira, rejeitamos as constantes ofensas e ameaças contra a Conferência Episcopal e outros representantes da Igreja Católica".

Rechaçam, além disso, a "profanação da Sinagoga Tiferet de Caracas e todos os ataques recentes à comunidade judia, atitudes anti-semitas totalmente desconhecidas até agora na Venezuela".

Depois de precisar que "a religião é parte essencial da cultura dos povos", o CNL precisa que "o Estado tem o dever de respeitar a liberdade religiosa, que é um direito fundamental reconhecido não só em nossa Constituição mas também nos instrumentos internacionais sobre direitos humanos. Nosso Libertador foi um exemplo desse respeito às convicções e tradições religiosas de nosso Povo. Os atos violentos não correspondem ao sentir do venezuelano, por natureza pacífico, tolerante e acolhedor".

"Desejamos construir um futuro de convivência pacífica apoiado nos valores humanos, cívicos e religiosos que constituem o núcleo mais profundo de nossa nacionalidade. Somente com a conversão do coração, a reconciliação e o perdão, poderemos alcançar o que tanto desejamos: uma sociedade justa e fraterna", prosseguem.

Por isso, o CNL convida "aos católicos, a todos os irmãos cristãos e de outras confissões religiosas e a todas as pessoas de boa vontade, a nos unir em uma jornada nacional de oração pela paz na Venezuela, na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, festividade de Nossa Senhora da Lourdes".