O Administrador Apostólico de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, fez um certeiro chamado a todos os católicos a defender a vida, o matrimônio e a família; e a liberdade religiosa e de consciência; em sua última carta semanal titulada "Três direitos naturais".

Na missiva, o Cardeal precisa que "promover a dignidade humana hoje apresenta três linhas mestras, três direitos naturais fundamentais que todos temos o dever de respeitar e promover: defender a vida, reconhecer a liberdade religiosa e de consciência, e defender o matrimônio e a família".

"A afirmação da dignidade humana implica a afirmação do inviolável direito à vida da concepção até a morte natural", continua.

Por isso, explica, "o direito absoluto à vida lembra que cada pessoa é única e irrepetível, e sua só presença, bem seja sã ou doente, forte ou debilitada, poderosa ou humilde, enriquece a outros. Nem o Estado nem nenhum ser humano têm em sua mão definit o valor da dignidade dos seres humanos, nem decretar que sua vida pode ser suprimida de modo legítimo".

Depois de explicar que a dimensão religiosa de todo homem remete claramente a sua essência mais profunda, o Cardeal precisa que "todo povo que queira assegurar verdadeiramente o bem da pessoa e da sociedade deve reconhecer de modo efetivo o direito à liberdade de consciência e à liberdade religiosa, plenamente consciente de que se trata de um dos bens mais elevados da vida pública".

"Também no atual contexto cultural –prossegue– adquire especial urgência o compromisso de defender o matrimônio e a família. Para isso é necessário ter claro o valor único e insubstituível destas realidades, em ordem ao autêntico desenvolvimento da convivência humana".

Ao concluir sua carta, o Cardeal anima a "todos os fiéis, e a toda pessoa de boa vontade a exercer em benefício destes sociedade três direitos naturais que servem para construir um mundo melhor".