A chuvosa manhã romana se tornou de repente em uma jornada de sol quando o Papa Bento XVI apareceu na Praça de São Pedro para presidir a oração do Ângelus, durante a qual recordou que a pior enfermidade é a ausência de Deus.

Ao comentar o Evangelho do Dia -a cura da sogra do Pedro-, o Pontífice lembrou que o amor de Deus se manifesta nas numerosas curas que Cristo realizou em vida, e que se prolonga na ação caridosa da Igreja em todo mundo.

“Jesus não deixa dúvidas: Deus é o Deus da vida que nos libera de todo mal. Os sinais desta potência de amor são as curas que realiza: assim demonstra que o Reino está próximo, restituindo aos homens e mulheres sua plena integridade de espírito e de corpo", disse o Santo Padre.

"É por isso -adicionou- que sua pregação e as curas que realiza vão sempre unidas: formam uma única mensagem de esperança e de salvação”.

O Papa destacou logo que “apesar de que a enfermidade é parte da experiência humana, não conseguimos nos acostumar a ela. Não só porque às vezes pode ser muito dura e grave, mas porque essencialmente estamos feitos para a vida”.

“Quando somos submetidos à prova pelo mal, e nossas orações parecem ser vãs, surge então em nós a dúvida e angustiados nos perguntamos: 'Qual é a vontade de Deus?'”, disse o Santo Padre; e assinalou que "a resposta se encontra no Evangelho".

“Graças à ação do Espírito Santo, a obra de Jesus se prolonga na missão da Igreja. Mediante os Sacramentos é Cristo quem comunica sua vida a multidão de irmãos e irmãs, enquanto cura e conforta a uma multidão de doentes mediante as várias atividades de assistência sanitária que as comunidades cristãs promovem com caridade fraterna”, adicionou.“

Rezemos por todos os doentes, especialmente por aqueles mais graves, que não podem em modo algum velar por si mesmos, porém se encontram totalmente dependentes dos cuidados dos outros: que cada um deles possa experimentar, na solicitude de quem o acompanha, a potência do amor de Deus e a riqueza de sua graça que salva”.

O Papa também anunciou a Celebração da Jornada Mundial do Doente, que se celebrará na quarta-feira 11 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra à Beata Virgem Maria de Lourdes. Seguidamente rezou o Ângelus dominical em latim, saudou os presentes em distintos idiomas, e deu a Bênção Apostólica.