Dom. Marin Srakic, Bispo de Djakovo e Srijem, afirmou que a Igreja na Croácia desfruta de uma alta credibilidade e autoridade moral que faz que “nenhum dos partidos políticos” procure confrontar-se com ela.

Durante sua visita à sede internacional de Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Prelado explicou que com freqüência a imprensa “mostra uma tendência fortemente anticatólica”, por isso deve ser uma força destrutiva.

A diocese de Djakovo e Srijem está se localizada no noroeste da Croácia e também compreende zonas do noroeste de Sérvia. Durante a guerra dos Bálcãs foi fortemente afetada, provocando milhares de deslocados na região.

Além disso, o Prelado indicou que o conflito destruiu 30 Igrejas, deixou 50 severamente danificadas e 70 com avarias leves. Assinalou que atualmente estão reconstruindo os templos.

Dom. Srakic disse que a principal preocupação da Igreja na Croácia é o alto nível de desemprego, “que afeta  30 por cento da população”.

Na diocese de Djakovo e Srijem vivem 1,4 milhões de pessoas, das quais 550 mil são católicos e 850 mil são ortodoxos sérvios.

Atualmente os fiéis são atendidos por 225 sacerdotes diocesanos e regulares, assim como por 400 religiosas. O Prelado informou que o seminário de Djakovo tem 42 seminaristas.