Respondendo a informe ainda não confirmados sobre algumas possíveis condutas inadequadas do Pe. Marcial Maciel, dos Legionários de Cristo, o porta-voz desta instituição nos Estados Unidos, Pe. Jim Fair, assinalou que teria havido na vida do Pe. Maciel "algumas ações que não eram apropriadas para um sacerdote católico". Entretanto, precisou que o Pe. Maciel "foi e será sempre o Pai da Legião".

Ante algumas afirmações feitas no blog "Exlcblog" que indicam que o Pe. Reilly, Diretor dos Legionários de Cristo, comunicou aos membros que o Pe. Maciel "tinha uma amante, era pai de um filho e viveu uma vida dupla", CatholicNewsAgency.com se comunicou esta terça-feira com o Pe. Jim Fair quem precisou que "fomos informados de algumas coisas sobre a vida de nosso fundador que são surpreendentes e difíceis de entender".

“Podemos afirmar que houveram aspectos de sua vida que não eram apropriadas para um sacerdote católico. Obviamente, teve sentimentos humanos; mas segue sendo certo que através dele recebemos nosso carisma, que foi aprovado pela Igreja Católica", explicou a CNA.

“Nosso compromisso permanece e vamos seguir adiante e amar a Cristo e servir à Igreja", remarcou logo. "O Pe. Maciel morreu faz mais de um ano e obviamente o que tenha acontecido fica entre ele e Deus e o julgamento misericordioso de Deus, assim vamos deixar a Deus o assunto".

Ao ser perguntado sobre se os diretores regionais estariam distribuindo a citada informação, o Pe. Fair indicou que "comunicamo-nos internamente, mas não posso fazer nenhum comentário além disso. Sei que houve rumores sobre nós de algum modo denunciando-o e não o estamos fazendo, obviamente. O Pe. Maciel foi e será sempre o pai da Legião".

"Um dos mistérios de nossa fé é que Deus às vezes trabalha através de seres humanos que se equivocam", acrescentou.

Em 2006, a Congregação para a Doutrina da Fé convidou ao Pe. Maciel "a uma vida reservada de penitência e oração, renunciando a toda forma de ministério público". O sacerdote faleceu em 30 de janeiro de 2008.