A imprensa de Honduras deu a conhecer que a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, mais conhecidos como os mórmones, não construirá o templo que planejavam edificar frente ao Santuário da Padroeira de Honduras, Nossa Senhora da Concepção de Suyapa.

A Prefeitura de Tegucigalpa denegou a permissão para a construção deste templo, conforme indicam, que se localizaria assim perto dos escritórios dos mórmones perto da "Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH) e que por sua grande altura, tiraria visibilidade à Basílica de Suyapa".

Esta notícia se dá a conhecer hoje, 3 de fevereiro, em que mais de meio milhão de católicos de toda Honduras se congregam na Basílica que conserva a imagem da Virgem de Suyapa em Tegucigalpa. calcula-se que serão ao final 2 milhões os que cheguem a rezar nestes dias.

Conforme informa a cadeia COPE, "a veneração a Santa Maria de Suyapa deve encher de regozijo o coração de cada fiel católico. junto à Maria devemos permanecer unidos", disse o Cardeal Óscar Andrés Rodríguez, Arcebispo de Tegucigalpa, ao celebrar ontem uma Eucaristia na comunidade de Piligüín, onde a Virgem Maria, sob a advocação de Nossa Senhora de Suyapa, fez-se "catracha" (hondurenha).

Pio XI declarou Padroeira dd Honduras à Virgem de Suyapa em 1925.