Um dia depois de dar-se a conhecer a ambígua sentença do Tribunal Supremo da Espanha sobre o direito dos pais de família e exercer a objeção de consciência ante a controvertida matéria de Educação para a Cidadania (EpC), múltiplos organizações de pais anunciaram a realização do 2º Encontro Nacional de Impedimentos ao EpC, que terá lugar o próximo 28 de fevereiro na Universidade Francisco de Aclama em Madrid.
O evento, organizado por Profissionais pela Ética e a Confederação Espanhola de Centros de Ensino ( (CECE), terá como lema “Questão de liberdade” e contará com a colaboração do Hazteoir.org.
A cúpula contará com a intervenção de personalidades como Maria Rosa de la Cierva, Membro do Conselho Escolar do Estado; Jaime Urcelay de Profissionais pela Ética; Isabel Bazo da CECE; Benigno Branco do Foro Espanhol da Família; Luis Carbonel da CONCAPA; Alfredo Dagnino da Fundação Universitária São Paulo CEU e Ignacio Arsuaga de hazteoir.org.
Segundo os organizadores, “ao longo da jornada intervirão advogados, pais e representantes de plataformas de impedimentos de toda a Espanha”. Além disso, fará-se entrega dos Prêmios Liberdade 2008-2009.
Segundo Leonor Tamayo, coordenadora do 2º Encontro Nacional de Impedimentos, “este encontro reunirá a um milhar de representantes dos lobjetores, conscientes de que EpC vulnera seu direito a decidir a formação moral de seus filhos e é, portanto, um ataque às liberdades de consciência e ensino”.
José Luis Bazán, coordenador da Assessoria Jurídica de Profissionais pela Ética, que intervirá no encontro, assinalou por sua parte que “esta jornada expressa que a decisão do Tribunal Supremo em relação com quatro recursos de objeção a Educação para a Cidadania não troca absolutamente nada; nesses casos concretos, apoiaremos aos pais até o Constitucional e até Estrasburgo”.
Bazán recordou que existem quase 2 mil recursos judiciais em marcha e quase 300 pronunciamentos judiciais favoráveis aos impedimentos perfeitamente vigentes”.
Mais informação: www.encuentrodeobjetores.org