O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, advertiu que “sem uma sociedade coesa e comprometida” junto a um Governo dinâmico, não será possível superar a crise que afeta ao país e ao mundo.
Ao benzer o ato inaugural da “Cúpula pela Unidade Nacional Frente à Crise Econômica Mundial”, o Arcebispo explicou que estas iniciativas não podem servir para que os participantes imponham suas idéias nem defendam seus interesses, mas sim para encontrar    soluções e consolidar a pátria.
“O compromisso fundamental de todos deve ser que triunfe em todo a verdade. O engano e a mentira são de vida efêmera e destrutiva. A verdade é fecunda e permanece. Da fidelidade a ela surge toda classe de bens”, afirmou o Cardeal.
Neste sentido, recordou que Deus deu ao homem inteligência e capacidade de amar mas este  com muita freqüência perturba a ordem da criação e a correta convivência humana.
 “A isto precisamente é a razão de ser desta Cúpula:  pensar seriamente ea nos comprometer todos com o combinado”, indicou.