O Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, encerrou esta semana o primeiro Curso de Preparação de Agentes Pastorais Pre matrimoniais, que impulsionarão uma adequada catequese pre-matrimonial, como parte da grande missão Arquidiocesana.
O Cardeal agradeceu à primeira promoção preparada pelo Instituto de Família, por sua “tenacidade ao aceitar este desafio” e os animou a converter-se em guias dos cursos de preparação para o matrimônio que se darão nas paróquias e movimentos eclesiásticos da Arquidiocese de Lima.
O curso contou com a participação de mais de 100 pessoas de 28 paróquias e cinco movimentos eclesiásticos, quem se preparou ao longo de quase cinco meses.
“Que importante é começar e terminar. Hoje chegamos ao final deste primeiro curso e não podemos contemplar como o mundo pretende destroçar a ordem natural, desconhecendo o matrimônio de homem e mulher, desconhecendo à família como célula fundamental, atropelando o direito primitivo dos pais à educação dos filhos”, assinalou o Cardeal Cipriani.
“O esforço que empreenderão a partir de agora como agentes pastorais não vai ser facil”, disse o Arcebispo limenho; mas destacou que se trata de uma missão de grande valor espiritual e humano.
O Instituto de Família (IFA) foi criado no seio da Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima em fevereiro de 2007 como resposta à preocupação do Cardeal Juan Luis Cipriani pela família.