Seis líderes opositores se reuniram esta semana para impulsionar o projeto de Diálogo Nacional que procura congregar aos distintos setores sociais cubanos em um processo de mudanças pacíficas e democráticas.
A reunião teve lugar na casa de Oswaldo Payá, Presidente do Movimento Cristão Liberação. Ao evento assistiram os dirigentes Minervo Lázaro Chil Siret, Oscar Espinosa Chepe, René Gómez Macieira, Ofelia Acevedo Maura e o jornalista invidente Juan Carlos González Leyva.
Segundo um comunicado, no encontro se lembrou “facilitar a participação mais ampla e eficaz no Diálogo Nacional” através de “um documento guia para o processo de consultas”.
“trabalhamos em equipe tratando de que na consulta todos os participantes possam expressar suas opiniões e contribuir as idéias novas que considerem com toda liberdade. Assim conseguiremos integrar enunciados que cumpram com a meta principal deste diálogo definida na chamada com o consenso todos dos participantes”, indicaram.
Do mesmo modo, assinalaram que “embora já começa a repressão contra este diálogo, faremos chegar esta consulta a todos os que aceitem participar. A autoria deste diálogo nesta etapa corresponde a todos os que  participem da consulta e decidam assinar os enunciados finais e não a nenhuma pessoa ou grupo em particular. Mas o protagonista principal deste diálogo no que não se exclui a ninguém, será o povo cubano que é a quem queremos servir”.
Os líderes renovaram seu chamado “a todos os cubanos a que participem deste Diálogo Nacional e exortamos a todos nossos irmãos da oposição democrática pacífica e demais membros da sociedade civil cubana, dentro e fora de Cuba a que promovam este diálogo e chamem a todos à participação”.