A Diocese de Jaffna (Sri Lanka) demandou a urgente ajuda humanitária e atenção da comunidade internacional ante os ataques e bombardeios que o exército nacional realiza contra a guerrilha dos Tigres da Liberação Tamil Eelam no distrito de Vanni quem faz 25 anos reclamam um território independente para sua etnia.
A diocese da Jaffna em um comunicado com data de 28 de janeiro, assinalou que “nos últimos dez dias mais de 400 civis foram assassinados e ao redor de 1400 foram feridos. Muitas mais mortes se registraram devido ao corte de ajuda médica apropriada ou pela pouca facilidade de poder ser transferidos a Vavuniya para um tratamento especial”.
“Estamos cansados de que a Comunidade Internacional incluindo os agentes e organizações de Direitos humanos estejam aparentemente alheios à situação. Estão esperando que todos estejamos inabilitados para ficar em ação?”, adicionou.
Conforme informa o Centro de Notícias ONU, ontem a Alta Comissionada das Nações Unidas para os Direitos humanos, Navi Pillay, assinalou sua “profunda preocupação pela situação de 250.000 civis atrapados na zona de conflito no norte de Sri Lanka”; e manifestou sua inquietação “pelas restrições de acesso à zona que se impuseram a jornalistas, agências humanitárias e observadores de direitos humanos”.