A Agência Info Salesiana (ANS), órgão de comunicação jornalística da congregação, deu a conhecer em nota de imprensa alguns detalhes sobre as atividades pelo 150 aniversário de fundação da Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos) que se celebrará em 18 de dezembro deste ano.
ANS assinalou que a Sociedade, “nascida oficialmente em 18 de dezembro de 1859 em Turim, Itália por iniciativa de São João Bosco” dará início oficialmente às celebrações o “próximo 31 de janeiro, festa litúrgica de Dom Bosco. Em tal ocasião o Reitor Maior (Padre Pascual Chávez Villanueva), presidirá a Eucaristia na Basílica da Maria Auxiliadora em Valdocco (Turim)” às 18h, hora local.
“Na mesma data se espera a publicação do conteúdo do ‘Projeto Europa’ que se compromete a relançar a própria presença na Europa”, adicionaram.
Depois de assinalar que 2009 foi qualificado pelo Reitor Maior como “‘um ano de graça’ que deve ajudar aos filhos de Dom Bosco a recordar suas próprias origens e as finalidades às que estão chamados”, a agência informou que “uma urna que contém uma relíquia de Dom Bosco percorrerá as distintas nações em que estão presentes os Salesianos”.
O itinerário terá como ponto de partida o Chile no mês de julho "e concluirá em 2015, ano em que se celebrará o bicentenário do nascimento de Dom Bosco”.