O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Antequera Oaxaca (México), Dom Oscar Campos Contreras, assinalou que diante da onda de violência que vive a região e o país, é necessário reconstruir a paz do nível da família.
O Prelado destacou que “a violência que se apresentou novamente na cidade e os níveis de insegurança que se vivem são angustiantes”; e assinalou que isso exige uma “aplicação da lei com objetividade, a fim de recuperar a confiança nas instituições”.
Entretanto. Dom Campos Contreras ressaltou que o clima social de violência generaliza “é resultado do estrago da vida familiar que na busca de prazeres perdeu o respeito e o valor à vida, à solidariedade e à verdade”.
O Bispo destacou que depois do recente VI Encontro Mundial das Famílias 2009 celebrado no país e a comemoração do Centenário da Virgem da Solidão desta cidade, a Arquidiocese de Antequera se declarou “em estado de Missão a fim de assumir o desafio de trabalhar em uma mudança positiva de mentalidade na sociedade, que comece pela vida familiar e se projete no social”.
O Prelado chamou finalmente aos católicos a um “exame de consciência para analisar profundamente os problemas pessoais e sociais que combatam a impunidade como um efeito do fundamentalismo do poder”.