O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, indicou neste final de semana no programa televisivo “Chaves para um Mundo Melhor” que a Argentina enfrenta hoje uma decadência na qualidade da educação que pode afetar seu futuro.

O Prelado reconheceu que nos últimos anos “foi possível reter mais crianças no sistema (educativo)”; mas ao mesmo tempo “tem se verificado uma decadência dos haveres básicos, como diziam os antigos, que eram ler, escrever e calcular. Mas há algo mais perigoso que é uma espécie de crise das certezas”.

Segundo o Arcebispo platense, “não é raro que se produza essa crise de certeza onde o tema da verdade não importa mais. Todas são opiniões, tudo se constrói provisoriamente para solucionar os problemas de cada contexto particular”.

“Estamos esquecendo –destacou Dom Aguer- que a inteligência esta feita para a verdade. A vontade do homem, sua liberdade, seu coração estão feitos para o amor, sua sensibilidade pede chegar à beleza e é necessário voltar a essa inspiração fundamental”.

O Prelado recordou que “são os pais dos alunos que assistem a escola, tanto oficial como particular, os primeiros responsável pela educação de seus filhos têm o direito e o dever de velar para que a verdade lhes sejam transmitida e sejam educados de acordo com suas convicções filosóficas, seu estilo de vida e seu pensamento sobre a transcendência”. “O elemento religioso não pode ser colocado de lado em nossa educação!”.

Segundo Dom Aguer, o grande problema da educação argentina “tem sido o laicismo que é a exclusão de Deus, a exclusão da temática religiosa”.

Somente reconhecendo as causas da decadência da educação, concluiu o  Prelado, “podemos ir remediando e podemos prometer um futuro melhor para nossos jovens e portanto tambén para nossa  pátria”.