A poucos dias do lançamento das campanhas eleitorais em vistas às eleições de julho no México, o Cardeal Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Monterrey, chamou os católicos a acordar e começar a exigir aos políticos propostas concretas que possam ser analisadas antes de votar.
Antes que comece a “guerra suja” que tem lugar em cada processo eleitoral, usualmente acompanhada “de um vazio no artigo de propostas”, o Cardeal chamou os fiéis a ter uma participação mais ativa na política e exigir aos precandidatos e candidatos propostas de qualidade.
“Quero fazer um chamado à sociedade civil, à cidadania em geral, para lembrar que a questão política não corresponde somente aos que são líderes ou os que pretendem sê-lo, a questão política corresponde a todos, todos somos corresponsáveis”.
O Cardeal pediu “estar atentos aos personagens políticos, como se movem, o que parece motivá-los, que estratégias desenvolvem, para poder saber por quem vamos votar, não deixá-lo aos partidos, não deixá-lo tudo às pessoas que pretendem ingressar na política, porque muitos sinais estão claras de que o que se busca é o poder”.
O Cardeal Robles Ortega pediu aos cidadãos preparar um voto a consciência que responda às melhores propostas: “vamos olhando, vendo as pessoas, os critérios, os partidos, o que é o que propõem, e ir formando nossa consciência para o dia das eleições”.
Finalmente, recordou que “é mau não participar pois todos somos corresponsáveis do bem comum, então se poupar da participação na criação do bem comum, poderia ser pecado de omissão”.