Em um comunicado publicado ontem, a Pastoral Universitária deplorou o recente atentado contra a sede da Nunciatura, assim como os ataques constantes para o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa, ao tempo que chamou à serenidade no país.
Depois de lembrar que a Pastoral Universitária “tem como missão animar e facilitar entre os universitários o encontro pessoal e comunitário com ”,o comunicado exige às autoridades nacionais “o respeito aos direitos humanos e a proteção para todos os cidadãos, especialmente para os estudantes universitários, no entendido de que o protesto cívico expressa mediante manifestação pacífica é um direito constitucional reconhecido universalmente”.
“A experiência nos ensinou que quando o governo e a polícia respeitam e protegem o direito a livre manifestação, como aconteceu em 23 de janeiro passado, não há violência”, indica.
O comunicado convida “a todos os setores da sociedade, especialmente aos comprometidos com a educação superior, a trabalhar juntos na construção da cultura da vida. Nosso povo deseja a paz, que só se pode alcançar do respeito à diversidade, a defesa absoluta da vida, a liberdade como valor primitivo e o exercício da justiça verdadeira”.
“Deste modo deploramos os atentados violentos contra diversas instituições, particularmente contra a Nunciatura Apostólica, e os ataques ao Cardeal Jorge Urosa. Estes fatos indignam e entristecem ao povo venezuelano que deseja viver em paz e democracia”, sustenta.
Finalmente, a Pastoral eleva “uma súplica ao Deus da vida, e a nossa Mãe a Virgem de Coromoto,  lhes rogando nos concedam serenidade nesta hora difícil que atravessa nosso país”.