A associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) publicou um comunicado imediatamente depois da eleição do Metropolita Kirill de Smolensk e Kaliningrado como novo Patriarca de Moscou e toda a Rússia, destacando seu espírito de diálogo com a Igreja Católica.
O Presidente de AIS, Pe. Joaquín Alliende, assinalou que a organização leva muitos anos mantendo um "frutífero contato" com a cabeça da Igreja Russo-Ortodoxa, e expressou seu otimismo e confiança em que o diálogo entre as Igrejas Católica e Russo-Ortodoxa siga avançando sob o Patriarca Kirill e se intensifique ainda mais a cooperação entre ambas, em altares de "plantar conjuntamente cara aos desafios que, nestes tempos, confrontamos todos os cristãos".
Segundo o Pe. Alliende, isto se corresponde com uma das posturas que o recém eleito Patriarca comentou publicamente e em numerosas ocasiões como presidente do Departamento para Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, mas também em conversações privadas com Ajuda à Igreja que Sofre.
Em novembro do ano passado, a Direção internacional de  AIS foi recebida pelo Metropolita Kirill, e durante o encontro se abordaram em profundidade as perspectivas da futura colaboração.
O Pe. Alliende assinalou além que depois do mandato do Patriarca Alexis II, artífice na Rússia da restauração das estruturas eclesiásticas e de um novo florescimento da vida religiosa atrás da era soviética, começa uma nova etapa na história da Igreja Russo-Ortodoxa.
O Presidente de AIS finalmente felicitou “a todos os fiéis russo-ortodoxos por seu novo pai e pastor” e desejou ao Patriarca Kirill que, “por intercessão da Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, o Deus Trino o abençoe em seu novo cargo”.
Por desejo do Papa João Paulo II, a Associação apóia à Igreja Ortodoxa na Rússia desde 1992. Em 2007 o Papa Bento XVI agradeceu em uma audiência privada aos colaboradores de Ajuda à Igreja que Sofre seu compromisso com o diálogo com a Igreja Russo-Ortodoxa, e os animou a prosseguir por esse caminho. O Patriarca Alexis II, falecido em 5 de dezembro, também benzeu pessoalmente os esforços realizados pela Associação em prol do diálogo com a Igreja Russo-Ortodoxa.