O Papa Bento XVI enviou um telegrama de felicitação ao metropolita Kirill, eleito esta terça-feira pela cúpula ortodoxa como Patriarca de Moscou e de todas as Rússias.
O novo Patriarca sucede assim a Alexis II, quem falecesse em passado 5 de dezembro de 2008. No texto, o Papa Bento XVI pede a Deus que abençoe os "esforços do patriarca por manter a comunhão entre as Igrejas Ortodoxas e por procurar a plenitude da comunhão, que é o objetivo da colaboração e o diálogo católico-ortodoxo".
O Santo Padre também assegurou "minha vizinhança espiritual e o compromisso da Igreja Católica para cooperar com a Igreja Ortodoxa Russa por um testemunho da verdade da mensagem cristã mais clara e dos valores que solo podem sustentar ao mundo de hoje pelo caminho da paz, da justiça e da atenção aos marginados".
Ao concluir a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI também saudou o novo Patriarca. "Invoco sobre ele a luz do Espírito Santo", disse.
De outro lado, em um comunicado feito público hoje, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos também saudou o novo Patriarca e expressou sua esperança para que "Deus doe ao novo patriarca abundantes bênções e o guie com o dom da fortaleza e da sabedoria".