O Papa Bento XVI nomeou ao Dom Sebastián Taltavull Anglada, como novo Bispo Auxiliar de Barcelona. O novo Prelado se desempenha como Diretor do Secretariado da Comissão de Pastoral da Conferência Episcopal Espanhola.
Ao conhecer sua nomeação, informa o sítio Web do Arcebispado de Barcelona, o novo Prelado assinala que "do momento em que recebi a notícia da nomeação como Bispo Auxiliar de Barcelona, experimentei e tenho que manifestar, me senti muito pouca coisa perante da responsabilidade que me vinha em cima, e o pus tudo em mãos de Deus, que é todo Amor, e me encomendei à Mãe de Deus".
"A estes primeiros sentimentos se acrescentam minha comunhão filial e minha prece pelo Sucessor do Pedro, o Santo Padre Bento XVI, com o agradecimento por ter acreditado em mim para este ministério e minha filial disponibilidade", prossegue e expressa além que seu "plena disposição de colaborar" com o Arcebispo e "com todo o Presbitério para o bem desta Igreja diocesana, com todas as pessoas que a formam e com tantos homens e mulheres de boa vontade que vivem nela, ao serviço dos quais quero entregar minha vida pelo Jesus e o Evangelho".
"Quero-lhes pedir que rezem por esta arquidiocese de Barcelona para que e por seu Pastor, o Sr. Cardeal e por mim, para que vamos realizando unidos e com o estilo de Jesus a missão que nos encomendou que fazer vivo e presente seu Evangelho em todos os âmbitos desta nossa sociedade, que é o mundo que Deus ama, a fim de ser suas testemunhas fiéis", conclui.
Dom Taltavull nasceu em Menorca em 28 de janeiro de 1948, por isso recebe esta nomeação do Papa Bento XVI no mesmo dia de seu aniversário 61. Ingressou no Seminário Diocesano de Menorca em 1959 onde estudou humanidades, teologia e filosofia. Também estudou na Faculdade de Teologia de Catalunha, aonde obteve a licenciatura de teologia dogmática. Foi ordenado sacerdote em 23 de setembro de 1972 na Catedral de Menorca.
Entre outros cargos, Dom Taltavull desempenhou os seguintes: Diretor da Casa Diocesana de Espiritualidade de Monte Toro (1972 – 1984), Reitor do Seminário Diocesano da Mãe de Deus de Monte Toro (1975 – 1984), formador e professor de teologia dogmática do Seminário e do Instituto Diocesano de Teologia ( 1977 – 1994). Em 23 de setembro de 1989 é nomeado Vigário Geral da Diocese de Menorca e moderador da cúria, cargos que exerce até 2002, quando é nomeado Reitor da Paróquia da Mãe de Deus de Roser da Catedral e de São Francisco de Assis, cargos que exerce até 2005.