O Bispo de Zamora (Espanha), Dom Gregorio Martínez Sacristan, inaugurará esta quarta-feira 28 de janeiro as Jornadas Diocesanas tituladas “A Igreja e a comunicação”, que se prolongarão até sábado 31.
Conforme informaram a Europa Press fontes da organização do evento, as jornadas contarão com a intervenção de quatro destacados profissionais dos âmbitos informativos.
A iniciativa começou faz alguns anos e foi denominada “de aprofundamento na vida cristã”. Os anos anteriores estiveram dedicadas a questões como a Bioética (2007), a Educação (2008); e nesta ocasião abordará o tema da Igreja e a comunicação.
Qual é a relação da comunidade eclesiástica com os meios de comunicação social, que formas adquire a informação religiosa em nossa cultura, de que maneira comunica a Igreja ou quais são as oportunidades que oferece Internet, são alguns dos pontos que se tocarão nas Jornadas, destinadas a sacerdotes, consagrados e público em geral; especialmente aos profissionais dos meios de comunicação de Zamora.
Na quarta-feira 28 às 11 horas se realizará a inauguração, presidida por Dom Gregorio Martínez, e com a intervenção de Fernando Toribio Viñuela, vigário de Pastoral da diocese.
Meia hora depois, o primeiro apresentador, Isidro Catela, oferecerá uma conferência titulada “Como estar informado hoje na Igreja?”. O salmantino Isidro Catela é o diretor do Escritório de Informação da Conferência Episcopal Espanhola.
A segunda jornada, na quinta-feira 29, contará com a presença de Javier Alonso Sandoica, sacerdote madrilense e jornalista, diretor de conteúdos de Popular TV, que versará, tanto de manhã como à tarde, sobre “A linguagem da notícia”.
Na sexta-feira 30 será o turno do decano da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Católica de Múrcia, Arturo Merayo. De manhã dissertará sobre “A homilia” e pela tarde sua intervenção se centrará na imagem da Igreja nos meios de comunicação”.
Por último, no sábado 31 as Jornadas se aproximarão do ciberespaço com uma conferência de Carlos Mencos titulada “O que pode contribuir Interne conosco?”. Carlos Mencos é jornalista e informático e criador de Buigle, um conhecido buscador católico da Rede.