O Presidente do Human Life International (HLI), Pe. Thomas J. Euteneuer, assinalou que a decisão do Presidente Barack Obama de anular a “Política de Cidade do México” para poder financiar internacionalmente o aborto é “uma total covardia”, e chamou os americanos “à oração, ao jejum e à conversão”.
O líder pró-vida indicou que “chama muito a atenção” a maneira como Obama assinou tal ordem executiva. Assinalou que “as sextas-feiras pela tarde é quando os políticos emitem decisões que sabem que são vergonhosas. O Presidente Obama sabe que esta sua decisão é uma vergonha, mas precisa aplacar àqueles que o botaram no cargo”.
O sacerdote recordou que esta assinatura se deu um dia depois que mais de 200 mil pessoas protestassem em Washington contra Roe vs. Wade, a decisão judicial que liberalizou o aborto em 1973.
O Pe. Euteneuer também criticou que agora o Governo dos Estados Unidos use dinheiro público “para financiar o aborto em todo mundo, especialmente em países que historicamente são profundamente pró-vida”. Entretanto, esclareceu que por tratar-se de uma ordem executiva, esta “não responde a nenhuma vontade do povo dos EUA”.
“Lembremos que ainda as supostas vitórias políticas são temporárias, e que a solução a estes problemas não é política, embora temos que continuar a luta cívica em nossos esforços pró-vida”, expressou.
Nesse sentido, lembrou aos fiéis que “fomos chamados à oração, ao jejum e à conversão… só Deus pode pôr fim ao horror do aborto agora”.