A Sociedade Gregorianista do México (SGM) organiza, de 23 a 28 de março na sede da Arquidiocese de Guadalajara, a Primeira Semana Internacional de Canto Gregoriano cujo objetivo é a difusão da "música sagrada por excelência".

"É uma oportunidade até agora única em nosso País, onde se conjugam, com o reconhecimento da Universidade Autônoma de Guadalajara e o respaldo acadêmico da Associação Internacional para o Estudo do Canto Gregoriano cursos a três níveis distintos com professores de grande qualidade", precisou o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, em comunicado enviado a párocos, reitores de templos e superiores de casas religiosas da Arquidiocese.

"Animem e interessem aos responsáveis pelo canto sagrado em suas comunicações, para que aproveitem este recurso, a fim de que o culto que rendemos ao Senhor e do qual nutrimos a vida espiritual própria e do Povo de Deus, seja cada vez mais digno de sua Divina Majestade", acrescentou.

Do mesmo modo, o presidente da SGM assinalou que "os cursos não estão limitados a quem já sabe, mas sim há espaço até para os principiantes"; e expressou seu desejo de "que depois desta semana, retornem a todo o país, músicos desejosos de reincorporar o Canto Gregoriano à liturgia cotidiana de suas comunidades, para que a gente comece a voltar aos poucos para o que perderam".

"Dom Juan Sandoval, Cardeal de Guadalajara celebrará a Missa de abertura desta semana, o qual nos honra e enche de alegria", acrescentou.