Ao apresentar as 2º Jornadas Católicos e Vida Pública, o Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, defendeu o direito e o dever dos católicos de intervir na vida pública da Espanha e indicou que quem acusa à Igreja de "ingerência" está atentando contra a liberdade.

Em sua intervenção, o Arcebispo lembrou aos fiéis que "não deixam de ser cidadãos com responsabilidades que afetam ao bem comum" e que têm o dever de ser católicos em toda circunstância e momento. "Como cidadão (o católico) tem todo o direito a expressar-se sem ter que renunciar a sua liberdade", indicou.

Nesse sentido, o Cardeal disse que quando se acusa à Igreja de "ingerência" nestes temas "realiza-se um atentado contra a liberdade de expressão, posto que em uma democracia ninguém entende que se possa pensar em excluir a ninguém por sua raça, cor de pele ou suas crenças". O Arcebispo indicou que é uma chantagem dizer "se Igreja falar, que assuma as conseqüências".

Por outro lado, o Cardeal qualificou aos ônibus ateus de campanha frívola e publicidade enganosa. "Dizem ‘você esqueça a Deus e seja feliz’, quando em realidade terei que pôr ‘se quiser você ser feliz olhe a Deus’", afirmou.

O Cardeal também lembrou que os católicos não se opõem ao progresso da ciência ou a tecnologia. "Queremos uma ciência para o homem, para a vida, para a família, para a educação", indicou.

Do mesmo modo, em alusão à disciplina de Educação para a Cidadania, o Cardeal Amigo Vallejo afirmou que se deseja que "os cristãos sejam muito bons cidadãos mas que se respeitem os direitos dos pais para educar a seus filhos conforme a suas convicções. Não é só a defesa da família mas sim pôr à família na base da construção social".

Depois de defender o direito à vida da concepção à morte natural, o Arcebispo advertiu que qualquer inovação que não fortaleça a família tem pouco futuro.

As 2º Jornadas Católicos e Vida Pública se desenvolverão nos dias 13 e 14 de fevereiro no campus da Universidade São Paulo CEU de Bormujos (Sevilha), sob o lema "Ante os desafios da sociedade".