O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, inaugurará com uma Eucaristia a nova Igreja Nossa Senhora da Alegria em São Borja, construção levada a cabo graças ao contribuição econômica dos "fiéis do distrito de São Borja, da comunidade árabe-palestina e do Arcebispado de Lima".

A Igreja, explica a nota de imprensa do Arcebispado de Lima, contará com uma capela de adoração permanente ao Santíssimo Sacramento, aberta aos fiéis as 24 horas os 365 dias do ano.

"O pároco de Nossa Senhora da Alegria, Padre Rafael Reátegui Cabrera, mencionou que a sede definitiva da nova Igreja é um presente dos fiéis de Lima ao Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne no ano em que se comemora o décimo aniversário como Arcebispo de Lima e Primaz do Peru".

A Missa de inauguração se realizará este domingo 25 de janeiro às 19h. Nesta igreja se venerará a Nossa Senhora da Alegria, uma advocação que se remonta ao século XII quando "a estátua de ébano, totalmente preta" foi levada a "um povo da França chamado Liesse por três cavaleiros que foram a Jerusalém a liberar o Santo Sepulcro" e que "foram salvos milagrosamente pela Virgem das mãos dos muçulmanos no Egito. Edificou-se um Santuário em honra a Nossa Senhora da Alegria e este lugar foi o centro de peregrinação mais importante da França durante séculos".