O Arcebispo de Caracas lançou hoje sábado a Grande Missão Continental em Caracas, a qual é "uma oportunidade de ouro para renovar nossas estruturas e comunidades eclesiásticas", reavivar a fé e a prática religiosa "de nosso povo católico, e para dar um novo impulso à evangelização".

Da igreja de Nossa Senhora de Chiquinquirá, o Arcebispo afirmou que a Grande Missão "é uma graça especial" para a Igreja em Caracas.

O Cardeal Urosa assinalou que a "forte secularização e indiferença religiosa", desprezo da pessoa e a vida humana, relaxo afetivo sexual, descida na participação na Eucaristia dominical, enfraquecimento do matrimônio e da família; exige "um novo esforço de evangelização e ação pastoral, com novo ardor, novos métodos e novas expressões".

O Arcebispo explicou que a primeira etapa da Grande Missão servirá para motivar aos agentes de pastoral e incorporar novos evangelizadores. Esta etapa se realizará de 24 de janeiro até o domingo de Ressurreição.

A etapa de formação de missionários durará até o 1o. domingo de Advento. "Logo se desenvolverão as etapas da Missão ambiental ou setorial, e a Missão territorial, até finais de 2010. Realizaremos uma intensa ação evangelizadora e pastoral", afirmou o Arcebispo.

Em sua mensagem, o Cardeal Urosa convidou a todos os fiéis "a incorporar-se com entusiasmo a esta atividade", assumindo o espírito evangelizador e renovador "como discípulos e missionários de Jesus Ressuscitado". "Encomendamos o êxito da Missão a maternal intercessão de nossa Mãe amorosa, a Virgem de Coromoto", expressou finalmente.