Ao parecer, a indiferença e não a suposta “intolerância religiosa” foi o principal inimigo da anunciada campanha atéia iniciada nesta segunda-feira, quando saíram às ruas de Barcelona os ônibus públicos com anúncios que proclamam a inexistência de Deus.
Segundo o Jornal “A Gazeta”, que cobriu a primeira jornada da campanha lançada pela “União de Ateus e Livre pensadores" da Espanha com o lema “Provavelmente Deus não existe. Deixe de preocupar-se e curta da vida”; e embora “tanta publicidade e tinta derramada nos meios”, os catalães reagiram com absoluta indiferença diante da mesma.
“Tanto barulho –diz La Gazeta– e resulta que os cartazes publicitários se verão em duas quase cem linhas que operam para Transportes Metropolitanos de Barcelona…exatamente, em dois ônibus das linhas 14 e 41, que têm longos percursos pela cidade”.
“Ontem –diz a reportagem–, os cidadãos de Barcelona mostravam, em geral, sua absoluta indiferença ante a campanha, embora todos os meios de comunicação de imprensa, rádio e televisão, tanto com sede na Catalunha como em Madri, dedicaram-lhe espaços nos últimos dias”.
“Nas paradas de ônibus, a maioria dos viajantes desconhecia a publicidade ideada pela associação atéia. No Passeio de Pujades, onde coincidem as duas linhas que têm ônibus com o anúncio, a 14 e a 41, a maioria dos viajantes ignorava a campanha do UAL que acabava de começar e os poucos que tinham alguma informação mostravam uma total indiferença e só queriam que o ônibus chegasse o antes possível para poder deslocar-se”.