A Conferência Episcopal Panamenha (CEP), chamou os panamenhos a emitir um voto responsável nas eleições de 3 de maio para assim encaminhar ao país pelo caminho do bem comum, desterrando a pobreza e a corrupção.

Na Carta Pastoral “Sobre o compromisso cidadão ante as próximas eleições”, os bispos assinalaram que o país experimenta tão “grandes oportunidades para um desenvolvimento integral”, como “sombras e ameaças que poderiam frustrar, uma vez mais, as esperanças dos pobres e dos mais vulneráveis”.

O texto, emitido ao finalizar a 1º Assembléia Plenária Ordinária do ano, lembrou que entre os principais problemas estão o enorme crescimento econômico mas sem desenvolvimento social, que faz que existam “níveis de pobreza vergonhosamente altos porque não fomos capazes de obter a participação de todos na geração e a distribuição da riqueza”.

Segundo a agência Fides, a Carta Pastoral também se referiu ao problema da migração, a saúde, a educação, a insegurança e o flagelo da corrupção, que “gera uma profunda erosão da ordem democrática” e “destrói a confiança da população em si mesma”.

As eleições, explicaram os bispos, são uma oportunidade para alentar a esperança e fortalecer a democracia, com um processo limpo “do que todos os panamenhos possam nos sentir orgulhosos”.