"Razão, Ficção e Fé" é o título do Simpósio Internacional que se levará a cabo em Roma do 20 a 22 de abril e que estará dedicado à obra da renomada escritora católica americana Flannery O'Connor.
Conforme explicam os organizadores, a obra literária desta escritora "distingue-se por ser uma rica combinação de inteligência, arte literária e fé cristã. Seus contos e novelas revelam uma penetrante compreensão da condição humana, uma visão moral sem compromissos e uma mestria artística de primeira ordem".
Para os mesmos, "suas cartas, publicadas de maneira póstuma no volume 'O hábito de ser' (The Habit of Being), deixam ver uma pessoa que soube confrontar a enfermidade, o sofrimento e a morte, e em definitiva sua vida inteira, com uma fé profunda e um notável senso de humor".
Sua vida
Flannery O’Connor nasceu em 1925 em Savannah, Georgia, Estados Unidos. Foi a única filha de Edward Flannery e Regina Cline O’Connor. A seu pai diagnosticaram-lhe lupus, uma grave enfermidade no sangue, em 1937. Morreu em fevereiro de 1941.
O'Connor assistiu ao Peabody High School, no que se graduou em 1942. Ingressou no Georgia State College for Women, onde se licenciou em inglês e sociologia. Em 1946 foi aceita na prestigiosa oficina literária Iowa Writers' Workshop.
Em 1949 O'Connor conheceu o Robert Fitzgerald, aceitando de este e de sua mulher, Lisa, um convite para passar uma temporada no campo, em Connecticut. Este casal se encarregaria de editar muitas de suas obras depois de sua morte. Em 1951 se lhe diagnosticou lupus, a mesma enfermidade da que morreu seu pai e teve que retornar a sua granja em Milledgeville.
Era católica e profundamente devota, embora viveu sempre no sul do país, de maioria protestante. Morreu em 3 de agosto de 1964 no Baldwin County Hospital.
Maior informação: http://www.pusc.it/pec/conv2009/sp/index.html