Fiéis de todo o mundo celebram o centenário do nascimento do Servo de Deus Patrick Peyton, o sacerdote que chegou a ser conhecido como o "Padre do Rosário" e que animasse a reza desta oração Mariana com o lema "Família que reza unida, permanece unida".
Ao cumprir-se este 9 de janeiro 100 anos do nascimento deste sacerdote cuja causa de canonização está em processo, o Holy Cross Family Ministries, fundado por ele e presente atualmente em 17 países, alenta a reza do rosário e de uma novena que pode ser descarregada no sítio Web www.hcfm.org
Na América do Sul, as celebrações também estarão presentes. No Chile, celebrará-se uma grande Missa na Capela Mariana da Colina São Cristóbal em Santiago, no mês de junho; além de celebrações paroquiais durante o ano. No Brasil, uma Eucaristia será celebrada na sexta-feira 9 de janeiro na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana no Rio de Janeiro e se projetarão alguns filmes sobre a vida do Pe. Peyton em distintas paróquias.
No Peru as celebrações serão conduzidas durante todo 2009 pelo Father Peyton Family Institute, na cidade de Lima; enquanto que no Uruguai também se realizarão alguns festejos, especialmente através do programa de rádio que chega a quase tr6es quartos da população nacional. 
O Pe. Peyton nasceu em 9 de janeiro de 1909 em Caracastle, County Mayo, Irlanda em uma família que rezava o Rosário todas as noites em casa. Faleceu em 3 de junho de 1992, e sua causa de canonização foi aberta em 1 de junho de 2001. Sua causa a segue a Arquidiocese de Baltimore.
Em seus 51 anos de ministério dedicados à Virgem Maria, o Rosário e as famílias, este sacerdote dirigiu 40 encontros mundiais que atraíram a 28 milhões de pessoas, incluindo 2 milhões de brasileiros em 1964 e em 1985 a dois milhões de filipinos. Produziu além mais de 600 programas de rádio e televisão onde aparecem distintas figuras do cinema.
"A visão mais sagrada do Padre Peyton, a meta para a que se dirigiu toda sua fascinante vida foi alentar às famílias a rezar diariamente o Rosário porque viu muitos benefícios nesta simples prática", assinala o Presidente do Holy Cross Family Ministries, Pe. John Phalen, "Que 2009 seja um ano de fortalecimento da família através do Rosário!", exortou.
Para maior informação, pode entrar na Web (em inglês) www.hcfm.org