Faz uns dias anunciamos a associação de ACI Prensa com a Fundação Franciscana de Terra Santa para manter a presença cristã nestes lugares e promover o projeto "Sala Comemorativa" na qual as pessoas que o desejarem podem gravar seu nome para sempre na Igreja do Natal, em Belém. Agora poderá conhecer um pouco mais do trabalho solidário que se realiza com os recursos arrecadados por este.

Em Educação, a Fundação oferece um Programa de Patrocínio de Crianças, através do qual se proporciona a matrícula escolar gratuita para gramática e cursos elementares a crianças cujas famílias cristãs são marginalizadas economicamente. Do mesmo modo, o Programa de Bolsas de estudo Escolar também ajuda aos pequenos a estudar gratuitamente durante 4 anos. Este segundo programa permite que crianças com habilidade acadêmica possam seguir seus estudos.

A arte não é alheia a esta ajuda e a Fundação Franciscana oferece também Programa de Bolsas de estudo musicais, com as que os estudantes podem aprender a tocar piano, flauta ou violino.

A Fundação também assiste a adultos e jovens cristãos "na busca de emprego em Terra Santa tanto no setor público como em setores privados. A maioria de nossos graduados do colégio trabalham agora em medicina, em negócios vários, engenharia, arquitetura e educação".

Quanto à hospedagem, os franciscanos constantemente constróem estes lugares para os cristãos. "completamos já mais de 300 unidades de hospedagem em Belém, Jerusalém, Jericó e Nazaré. Também mantemos várias centenas de apartamentos na Cidade Velha de Jerusalém para nossas famílias cristãs", explicam.

A ajuda social é outro campo do trabalho solidário dos franciscanos. Neste campo têm dois projetos: "O Centro Franciscano de Família de Belém oferece uma variedade de ajuda social tanto na forma de orientação da família, educação do crianças, distribuição de mantimentos e roupa, orientação do matrimônio, etc.", enquanto que "a Casa Franciscana para Jovens: oferece-se um ambiente psicológico e espiritual são para crianças cristãs e jovens entre 6 e 13 anos que vêm de famílias disfuncionais".

Neste último caso "uma grande maioria deles assiste a nossas escolas e residem na Casa de Belém. A Casa fornece todo o pessoal necessário e tem trabalhadores sociais e um psicólogo infantil. Cada criança tem sua próprio quarto e as comidas estão incluídas. O custo o paga totalmente a Fundação Franciscana".

Para conhecer mais do projeto "Sala Comemorativa" com o que pode ajudar a salvar a presença cristã em Terra Santa através destes projetos solidários, pode ingressar em: http://www.aciprensa.com/tierrasanta/proyecto.php