O Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, chamou os mexicanos a resgatar o Natal do paganismo ao que o mundo a está levando, e que faz que haja pessoas que celebram esta festa mas já não acreditam em Cristo.

"Ante o vazio de um mundo que comercializou estas festas, até quase paganizá-las, devemos os cristãos as resgatar e viver a alegria que comunica o Espírito Santo a quem espera a um Cristo que segue vivo, próximo e capaz de encher as aspirações mais íntimas de nossos corações", assinalou o Prelado em sua mensagem por Natal.

O Arcebispo lembrou que o cristão que se preparou espiritualmente para esta data, dispõe-se a escutar a mensagem que nos fala do amor do Pai que enviou a seu Filho para resgatar ao homem do pecado. Entretanto, "existem pessoas que celebram o Natal, mas já não acreditam em Cristo, nem esperam nada d'Ele; sua celebração se tornou vazia, desprovida de sentido e reduzida só a consumismo e esbanjamentos".

Nesse sentido, Dom Martín Rábago chamou a renovar a esperança cristã que tanto necessita o México "nestes momentos tão difíceis", onde "há desalento, frustração e pessimismo".

"Qual poderia ser hoje a base de uma esperança que não defrauda? Para os que temos fé em Deus a resposta é clara: a esperança se funda em Deus, na segurança de que Ele está conosco", afirmou.

O Prelado lembrou que "o Natal é a festa da esperança" e que "desta esperança os fiéis conseguem a força para nos converter em construtores de paz, para contribuir generosamente ideia e iniciativas, tempo e esforço para construir uma sociedade em que se respire o oxigênio da fraternidade e da alegria para viver".

O Arcebispo de León também se referiu à crise econômica mundial e recomendou aos mexicanos ser previdentes e não esbanjar "os recursos que temos". "Se deve saber descobrir as prioridades na vida pessoal e familiar e as atender antes do que gastar em coisas supérfluas", assinalou.