A Fronte Parlamentária em Defesa da Vida e o Movimento o Brasil sem Aborto, chamou os brasileiros continuar com as pressões para que se nomeie logo aos membros da Comissão Parlamentária de Inquérito, que deve investigar a prática do aborto clandestino no país, pois a vida "é o primeiro e o mais fundamental de todos os direitos humanos".

A comissão, indicaram os pró-vida em um comunicado, "começa a tornar-se realidade ao ser oficialmente constituída pela Presidência da Câmara dos Deputados. Entretanto, para que exista, de fato, precisa concretizar a nova etapa: a nomeação de seus membros pelos líderes partidários de acordo com a proporcionalidade de representação de cada bancada partidária".

O texto destacou que a primeira etapa da luta pela vida está obtida: a criação da comissão. Entretanto, a segunda etapa "é ainda mais desafiante", pois a comissão "só será efetivamente instalada se houver vontade política por parte das bancadas partidárias".

"A pressão popular sobre os partidos se faz extremamente urgente e necessária, desde já, a fim de que possamos alcançar êxito no início da nova sessão legislativa, que começa em fevereiro de 2009", com as nomeações já realizadas, expressou o texto.