Os bispos dos Estados Unidos determinaram que a formação na fé dos católicos hispanos, com ênfase na prática sacramental, será uma das cinco prioridades às que dedicarão seus esforços nos próximos três anos.

A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) informou que peritos na área de formação na fé e desenvolvimento de liderança na comunidade católica hispana se reuniram faz uns dias com membros do Secretariado de Diversidade Cultural na Igreja da USCCB para compartilhar reflexões e recomendações visando o futuro.

Os peritos participaram do "Simpósio sobre Formação na Fé entre  Latinos/Hispanos" para promover um diálogo que leve "ao melhoramento das práticas de formação na fé entre os hispanos/latinos em paróquias, dioceses e instituições católicas".

Os participantes recomendaram apoiar modelos de catequese familiar; entender a formação na fé como um processo que se desenvolve no tempo e não um "programa" de corte único para todos; e promover a diversidade de opções e modelos de formação na fé para todas as idades dentro da paróquia, especialmente no que se refere a língua e cultura.

Do mesmo modo, pediram desenvolver programas com forte conteúdo evangelizador; trabalhar de maneira próxima com os movimentos apostólicos; estabelecer mecanismos de colaboração entre aqueles envoltos na formação na fé; criar um marco de trabalho para o desenvolvimento da formação na fé dos hispanos nos Estados Unidos em colaboração com a USCCB.